Vale quanto pesa
- Jorge Anastacio

- 18 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de set. de 2020
Por Jorge Anastácio
Muito se fala nas grandes empresas (e, penso que também e principalmente, nas pequenas e médias) sobre a valorização dos seus colaboradores.
Quanto remunerar? Que benefícios oferecer de forma a mantê-lo leal à empresa? Que desafios e treinamentos oferecer, entre outras muitas reflexões entre o RH e os líderes.
Na verdade, você profissional, já se perguntou quanto você vale?
Já fez a reflexão do quanto você entrega de resultados nas suas atividades atuais e quanto procura novas atividades que podem trazer benefícios e lucros à empresa que paga o seu salário?
Quando falo de entrega de resultados são aqueles concretos, como economia clara de materiais, insumos, horas de trabalho, retrabalhos, ou seja, tudo que vai impactar diretamente no custo do produto ou serviço da sua empresa. E que, por consequência, vai impactar nos lucros. Isto gera um ciclo virtuoso no sentido de que uma empresa com melhor saúde financeira pode pagar melhores salários, bônus e benefícios aos seus colaboradores.
É a lógica do “Vale quanto Pesa”. Nas reflexões internas das empresas, não se discute se a remuneração do colaborador é alta (salvo em casos extremos de “ponto fora da curva” em relação ao mercado). O que se discute é se, esta remuneração é devolvida com ganhos importantes para a empresa. A conjunção do poder do conhecimento com o seu poder da informação e com a qualidade da sua rede (mesmo interna nas empresas) poderá lhe trazer uma manutenção temporária da sua posição.
Temporária por quanto tempo? Enquanto você entregar resultados concretos e visíveis . E se eles não estiverem sendo visíveis? É importante trabalhar para torná-los.
Por isto, recomendo: faça uma análise do quanto você está efetivamente entregando de resultados. Faça uma lista clara de todas as entregas do quê (e quanto) isto trouxe de ganhos e/ou economias para sua empresa. Se coloque no lugar do dono da empresa ou acionistas. E terá um melhor entendimento do que esperam de você. Esta lista pode ser anual, semestral, mensal, semanal ou até mesmo diária. É a forma
mais clara, inclusive, para você prestar contas com você mesmo, pois a satisfação de entregar resultados é o maior combustível para a sua motivação, qualquer que seja a sua atividade.


Comentários